187ª Concentração MGCP

8 Novembro 2025
Mira de Aire
Nacional

Minde e Grutas de Mira de Aire - Encontro de MG até 110 metros de profundidade!

No passado dia 8 de novembro, um grupo de 34 sócios e acompanhantes participou na 187.ª Concentração do MG Clube de Portugal, agraciada por São Pedro com um dia de bom tempo após uma semana bastante chuvosa.

Alguns dos participantes, da região de Lisboa, reuniram-se na Estação de Serviço de Aveiras e seguiram em caravana até Minde, onde se juntaram aos restantes sócios. À chegada, os automóveis MG foram expostos à porta do Museu Roque Gameiro, apesar do espaço limitado para estacionar tantos veículos.

Visita ao Museu da Aguarela Roque Gameiro

A primeira paragem foi no Museu da Aguarela Roque Gameiro, situado num pequeno palacete em Minde, primorosamente recuperado e preservado. Este é o único museu do país inteiramente dedicado à aguarela, e foi sugerido pelo sócio Carlos Poças Santos. Desconhecido pela maioria, revelou-se uma agradável surpresa, tanto pela beleza das obras expostas como pela qualidade artística de Roque Gameiro.

A visita foi enriquecida pelas explicações da diretora do museu, D. Maria Alzira, e do colaborador Luís Santos, que partilharam curiosidades sobre o edifício e sobre a exposição atual, dedicada ao tema "Gentes, Lugares, Histórias". No próximo ano, o tema será Lisboa.

Atelier de Tecelagem – Manta de Minde

Seguiu-se a visita ao Atelier de Tecelagem Manta de Minde, onde os sócios puderam conhecer a história das tradicionais mantas de lã mindenses — outrora uma indústria de grande sucesso. Acompanhados pelo som característico do tear e pelas explicações da tecedeira Mafalda, observaram o processo de fabrico e alguns até se aventuraram a experimentar o funcionamento do tear, tecendo algumas linhas de uma manta.

Grutas de Mira de Aire

Após um agradável almoço no restaurante Sabores Únicos, onde os sócios partilharam histórias e experiências ao volante dos seus MG, seguiu-se a visita às Grutas de Mira de Aire. Situadas no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, foram descobertas em 1947 e eleitas uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. São as maiores grutas turísticas do país.

Os participantes desceram os 683 degraus que conduzem aos 600 metros visitáveis — de um total de 11 quilómetros — admirando as impressionantes formações rochosas, lagos subterrâneos e as salas iluminadas que criam um ambiente verdadeiramente mágico. 

No final, o grupo reuniu-se para uma última fotografia com os seus MG e um momento de convívio antes do regresso a casa, concluindo assim mais um memorável encontro do MG Clube de Portugal.