Looking Back na Roda do Tempo - O inovador modelo MG (Serie Y-Saloon)

Nacional
24 Março 2025

Estava-se em 1939 quando o protótipo EX. 166 foi finalizado como modelo MG Ten, para concorrer com os modelos Morris 8 e Morris 10, para mais tarde ser comercializado como MG Y 1 ¼ Litre, a complementar no mercado os anteriores e distintos modelos MG de maiores dimensões e potencia de motor, como os luxuosos MGs SA, WA e VA.

.

Este admirável e inovativo projecto, foi interrompido no fabrico de automóveis civis MG, com a declaração de guerra (WW2) em Setembro 1939, ficando assim suspenso o fabrico na fabrica em Abingdon, sendo atribuída prioridade à produção de armas para o exército, carabinas, componentes, fuselagem e cock-pits para os aviões militares da Royal Air Force do tipo Albermarle,

. .    .
Albermarle

 

e à montagem dos motores Merlin/Rolls Royce para os extraordinários Spitfire e igualmente para os Tanques Matilda, também para assegurar os serviços de reparação e manutenção dos mesmos.

.
Spitfire

.

.

.
Matilda

Após a guerra, a produção em serie do MG Y/Saloon 1 ¼ foi retomada em 1947, depois de, em 1944/45, também ter sido atingida e retomada a recuperação da indústria, da economia e do mercado inglês.

.   .

Num idêntico contexto, também nos EUA, o icónico e tecnicamente inovador JEEP/Willys de todo o terreno, com a sua inovadora tracção às quatro rodas, adquiriu na fase anterior à guerra (WW2) prioridade exclusiva na produção automóvel para o exército nas cadeias de montagem da Ford.

.   .

O MG Y-Saloon foi também inovador, e porquê? Principalmente por ter sido o primeiro modelo MG dotado de suspensão dianteira independente, cujo tipo de construção se estendeu inalterado a todos os subsequentes modelos MG (TD, TF, A, Z e Bs) até ao desastre do fatal encerramento da fabrica em Abingdon 1982.

.     .

Adicionalmente, o MG Y-Type era equipado com um sistema hidráulico incorporado para elevação e substituição, troca de rodas e muitos outros extras e acabamentos de luxo já existentes nos anteriores e confortáveis modelos SA, WA e VA. Curiosamente, em Março de 2022 deflagrou, lamentavelmente, a Invasão da Ucrânia pelo exército Russo, tendo, entre outras consequências, dado inicio a uma crise económica e da actividade industrial que se alastra por todo o globo, a exemplo do que já anteriormente acontecera em 1939, dando prioridade ao desenvolvimento da industria bélica de defesa, em que, por exemplo, na própria Alemanha o grupo VW planeia desacelerar a produção de viaturas civis ligeiras para se concentrar na produção de equipamento militar de defesa nas suas infraestruturas em território Alemão, mantendo contudo a linha de produção de viaturas para uso civil nos países ocidentais onde previamente se estabelecera, como por exemplo em Portugal. Seguir-se-ão outros conceituados fabricantes internacionais de viaturas civis e de aviões, como por exemplo a Airbus, Dassault Aviation SA, FIAT Aviazione e, provavelmente, muitos mais.

.
É A RODA DO TEMPO E DO CICLO!!

Que uma PAZ mundial tão breve quanto possível, que a Ordem e a Prosperidade se façam de novo sentir para o bem de todos!

Redação livre Victor Rodrigues, em março 2025, Sócio Nr. 12

 

Ainda e para todos os interessados aconselho à consulta destas relacionadas fontes de leitura, informação:

.
ISBN 1-85915-051-9

.
Publ. MG T-Register Ltd.
Springfield , Massachusetts
USA

.
ISBN 0-947981-31-4

.
Album fotografico nunca publicamente obtido
(parte biblioteca MG particular)