7ª Gala Portugal-China - Lisboa – Museu da Eletricidade

Nacional
10 Novembro 2022

“Uma noite memorável para a MGcar e para a MG Motor Europe” foi assim que Pedro Gonçalves, General Manager da MGcar Lisboa, resumiu toda a emoção de uma noite em que recebeu o prestigiado prémio “Investimento Externo em Portugal” com que a CCILC - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa distinguiu a MGcar perante uma plateia de 210 ilustres convidados.

A CCILC fundada em 1978, ainda antes de restabelecidas as relações diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China, foi a primeira associação de empresas a surgir na Europa e a promover negócios com a China de uma forma eficiente, informada e segura.

Após um hiato de 2 anos resultante da pandemia, o evento regressou sob o tema “Um Futuro Multilateral”, que Vera Pinto Pereira, Presidente da CCILC, enquadrou colocando o foco na cooperação e coexistência pacífica como forma de desenvolvimento comum. De seguida, manteve com o convidado de honra, António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, uma conversa sobre o potencial de Portugal em termos de destino de investimento chinês, a singular relação histórica entre os dois países, a identificação de sinergias e o posicionamento de Portugal na sua relação com o mundo e com a China, com quem detém uma parceria estratégica há 17 anos.

De igual modo, Zhao Bentang, Embaixador da República Popular da China em Portugal, fez uma intervenção que demonstrou, através das estatísticas oficiais, a profundidade da cooperação económica e comercial luso-chinesa.

As entregas dos Prémios de Mérito Empresarial galardoaram as entidades que mais se distinguiram no reforço das relações económicas e comerciais, entre o período 2020-2022, a saber:

  • Investimento Chinês em Portugal: CCCC/Mota-Engil
  • Investimento Português na China: TMG Automotive
  • Comércio Externo (Portugal-China): MG Motor e Alibaba Cloud [ex aequo]
  • Lusofonia: IP Engenharia
  • Saúde e Bem-estar: Luz Saúde
  • Greater Bay Area: Haitong Bank
  • Entidade do Ano: Associação de Comerciantes e Industriais Luso-Chinesa

Ao encerrar esta 7ª edição foi prestada homenagem ao Sr. General Vasco Rocha Vieira pelo seu contributo para a aproximação dos dois países e pela amizade e apoio dado à CCILC.

O M.G. Clube de Portugal foi convidado a estar presente nesta Gala e fez-se representar por Isabel Tinoco, Presidente da Direção, e Tiago Silva, Delegado MGCP para a Europa.

A iluminar o espaço exterior e junto à escadaria principal da Central Tejo, encontravam-se os novos MG Marvel R Electric e MG4 Electric.

À MGcar e à MG Motor Europe desejamos os maiores êxitos.

Saudações Octogonais.

Mais em: https://ccilc.pt/eventos/7a-gala-portugal-china/