De volta às Origens

30 Maio 2025
TAP Air Portugal - Lisboa
Nacional

Evento dedicado aos especialistas, interessados e curiosos na arte de manutenção, no local onde nasceu a ideia de criar o MG Clube de Portugal

Um grupo de Sócios do MG Clube de Portugal, acompanhado pelos respetivos convidados, participou num evento especial organizado em colaboração com Alexandra Ribeiro, do Departamento de Comunicação TAP. A iniciativa dividiu-se em duas partes distintas, mas igualmente enriquecedoras.

 

Parte 1 - Visita ao Centro de Manutenção da TAP

Após o check-in nas instalações da TAP e com os MG estacionados em exposição, para deleite dos Sócios e dos colaboradores da TAP, os participantes iniciaram a visita às oficinas de manutenção da companhia aérea.

A TAP Air Portugal possui um dos maiores centros de manutenção da Europa, localizado no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Com três hangares capazes de acolher até 10 aeronaves em simultâneo, o centro realiza variados serviços, desde inspeções e reparações até à modernização de componentes.

A visita ao Hangar 6, conduzida pelo Eng. Diogo Pedrosa, permitiu observar:

  • A operação de manutenção de 6 anos de um Airbus A330neo
  • A intervenção num Airbus A330-200 em manutenção devido à reparação de motor

Um dos momentos altos foi a entrada no cockpit do A330-200, onde alguns Sócios receberam explicações sobre os instrumentos por parte do nosso Sócio Fundador, Comandante Gouveia Fonseca.

 

Parte 2 - Workshop de Restauro de um MGB — Vítor Pires partilha a sua experiência

Após o almoço de grupo no refeitório da TAP, o nosso Sócio Vítor Pires realizou uma apresentação detalhada sobre o restauro do seu MGB, que concretizou integralmente na sua própria garagem, ao longo de aproximadamente um ano.

O restauro incluiu, trabalhos de chapa e pintura, reparação de suspensões, Intervenções no motor, reparação do sistema elétrico, entre outros. Não houve peça nenhuma que não tivesse sido revista ou reparada.

A sessão foi muito interativa, com a presença de vários colaboradores da TAP e a partilha de experiências por parte de outros Sócios com vivências semelhantes. No final, realizou-se uma visita ao MGB restaurado de Vítor Pires, onde foi possível apreciar de perto a qualidade do trabalho realizado.