Monsaraz, o Alqueva e os seus Tesouros Culturais.
Um grupo de Sócios participou numa Concentração inesquecível em Monsaraz, um dos destinos mais deslumbrantes de Portugal! Prepararam os seus automóveis, para um fim-de-semana repleto de paisagens incríveis, boa gastronomia e, claro, a melhor companhia: a nossa paixão comum pelos automóveis MG!
Dia 10 de Maio
O fim-de-semana começou com uma visita à Vila de Monsaraz com a Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara, Dina Simão que nos explicou a história da Vila e nos guiou através da Rua Direita, visitando o Museu do Fresco, Igreja Matriz e finalmente o Castelo de Monsaraz onde se tirou a tradicional fotografia de grupo.
Situada no alto de uma colina com vista privilegiada para o grande lago do Alqueva, Monsaraz é uma das mais antigas e bem preservadas vilas medievais de Portugal. De origem milenar — com vestígios de ocupação pré-histórica, romana e mourisca — foi conquistada pelos cristãos em 1232 e desempenhou um papel estratégico na defesa da fronteira. Entre muralhas centenárias, ruas em calçada e casas caiadas, oferece um cenário autêntico e uma viagem única pela história e pela alma do Alentejo.
No centro da vila, destaca-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, um majestoso templo barroco do século XVI, conhecido pelos seus altares em talha dourada e pela beleza do seu interior. Mesmo ao lado, encontra-se o Museu do Fresco, instalado na antiga casa da câmara, onde se pode apreciar um raro fresco do século XV representando o "Juízo Final", bem como exposições temporárias ligadas ao património da região.
No ponto mais alto da vila, impõe-se o Castelo de Monsaraz, construído no século XIV por ordem de D. Dinis. Da sua torre e do antigo terreiro de armas (hoje convertido em praça de touros) pode desfrutar-se uma das mais deslumbrantes vistas sobre o Alqueva e a planície alentejana.
A experiência não estaria completa sem saborear a gastronomia local. O Restaurante Sem-Fim, instalado num antigo lagar, é já uma referência regional, combinando tradição e criatividade num ambiente acolhedor, e foi o local escolhido para o almoço.
À tarde o grupo fez um passeio em caravana pelas margens do Alqueva até à nova Aldeia da Luz onde visitou o respectivo Museu sob a orientação de Filipe Cardoso.
A Aldeia da Luz, que se encontra a poucos quilómetros de Monsaraz, é outro símbolo da ligação entre o passado e o presente. A aldeia original foi submersa pelas águas do Alqueva e reconstruída na sua totalidade. O moderno Museu da Luz documenta esse processo e preserva a memória da comunidade deslocada, refletindo sobre a identidade, a arquitetura e a paisagem.
O dia acabou com um jantar de grupo no Montimerso SkyScape Country House que oferece um refúgio exclusivo junto ao lago, onde o conforto contemporâneo encontra a serenidade do céu estrelado do Alentejo
Dia 11 de Maio
No dia seguinte os Sócios tiveram o prazer de disfrutar de um passeio no lago Alqueva no Veleiro Sem-Fim, conduzido pelo Sr. Artur e pelo Mestre Almeida.
O Veleiro Sem-Fim foi construído em 1913, na Holanda, servia para transportar mercadorias nos canais holandeses, flores entre outras. Como não tem quilha mas dois patilhões laterais que o estabilizam, é perfeito para as margens do Alqueva – atraca em qualquer lugar. Com 17 metros de eslora, 3,10 m de boca, 90 m2 de velas, 12 metros de mastro e um calado de 50 cm. Foi mais tarde transformado em casa e agora navega com quem gosta de aventuras, um veleiro que lembra piratas.
O Alqueva, um dos maiores projetos hidráulicos da Europa, concretizou-se após décadas de debate e planeamento. A construção da barragem, concluída no início dos anos 2000, deu origem ao maior lago artificial da Europa, transformando a região em termos de agricultura, energia e turismo. Hoje, o Grande Lago oferece passeios de barco, praias fluviais, observação astronómica e turismo de natureza, num cenário onde o desenvolvimento convive com a tranquilidade da paisagem alentejana.
Após o passeio no lago Alqueva, os Sócios forem com os seus MG em caravana até à Herdade da Herdadinha onde fizeram uma visita à Adega da Ervideira e onde tiveram uma prova de vinhos e um almoço de petiscos.
A Ervideira é uma adega familiar portuguesa com produção de vinhos desde 1880, atualmente gerida pela 4.ª e 5.ª gerações da família Leal da Costa. Com 120 hectares de vinha entre a Vidigueira e Reguengos de Monsaraz, tem como missão criar vinhos únicos, inspirados na figura do Conde D’Ervideira, símbolo do legado e dos valores da casa.
Aliando tradição e inovação, a Ervideira destaca-se por práticas como a vindima noturna e transporte em camiões frigoríficos desde o ano 2000, preservando assim a frescura das uvas — o que a torna na única adega do Alentejo que vende mais vinho branco do que tinto.
Com cerca de 35 referências no seu portfólio, incluindo vinhos licorosos, espumantes, tintos, brancos e o inovador Invisível (branco feito de uvas tintas), a Ervideira aposta também fortemente no Enoturismo, oferecendo experiências autênticas e memoráveis a quem a visita.
A Ervideira atribuiu também o prémio do concurso de fotografia efectuado durante a 184ª Concentração do MG Clube de Portugal: duas garrafas de vinho e uma compota de uva.