Em mais uma edição deste Salão, quatro marcas aniversariantes fizeram exposições comemorativas dos:
- 50 anos do Volkswagen Golf
- 70 anos do Mercedes-Benz 300 SL (o famoso “asas de gaivota”)
- 90 Anos do Citroën Traction Avant
- 100 anos da MG
E em relação ao que nos importa, o Museu do Caramulo assim anunciou o Centenário da MG:
“O Salão Motorclássico, dedicado ao universo dos veículos clássicos e com data marcada já para os próximos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro, celebrará um acontecimento absolutamente memorável: os 100 anos da MG.
A MG (de Morris Garages) começou por ser uma divisão da Morris Cars, estabelecida por Cecil Kimber para a produção de modelos de nicho mais rápidos e desportivos no seio da empresa. 1924 marca o ano em que, em Maio, o octógono é estabelecido como a sua marca registada e, em Setembro, é revelado o MG 14/28.
Num curto período, a MG tornar-se-ia conhecida pelos seus descapotáveis desportivos de dois lugares, sendo a primeira marca não italiana a vencer as Mille Miglia em 1933 com o K3. Na comemoração dos seus 100 anos, o Salão Motorclássico acolherá passeios, exposições temáticas e Motor Talks alusivos à marca britânica, bem como a presença de vários modelos como o MG TA (1938), o MGA (1959), o MGB (1973), o MG TF (2002) e ainda o novo MG4 XPOWER, o primeiro da nova geração de desportivos compactos eléctricos, que acelera até aos 100 km/h em menos de 4 segundos.”
Assim apresentadas as viaturas MG em exposição, aqui deixamos um especial agradecimento a Victor Gonzalez, o nosso Sócio Nº. 28, por nos ter emprestado o seu MG Midget TA, uma vez que pretendíamos expor modelos dos anos 30, 50, 70 e milénio.
Para que no sábado nos víssemos rodeados de Sócios, garantimos-lhe parqueamento junto ao Museu Nacional dos Coches, enviámos-lhe convites e tivemos alguns deles a acompanharem-nos na Motor Talk que desenvolvemos com Adelino Dinis sobre os aspetos: do nascimento da marca (Sócio J. Silva Carvalho); fundação e ação do MGCP (Sócia Isabel Tinoco); e lançamento de novos desportivos MG EV (Diretor de Vendas e Desenvolvimento da Rede MG / PT Ricardo Lotra).
Outras atividades decorreram em paralelo durante todo o fim-de-semana e voltámos a cruzar-nos com o Eng.º. José Barros Rodrigues que ali foi apresentar o seu livro “Porsche 550 Spyder em Portugal – O Primeiro Ano 1955”.
Mais em:
https://www.jornaldosclassicos.com/2024/03/07/reveja-aqui-os-melhores-m…