O Clube Escape Livre recuperou uma prova com 120 anos e, depois de três dias intensos com muitas peripécias e aventuras, o balanço final da edição de 2023 do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop é, claramente, positivo. Nem a muita chuva que acompanhou os dois últimos dias do evento impediram que um Darracq voltasse a centrar as atenções ao cruzar as estradas que ligam Coimbra a Castelo Branco e à Guarda, num total de cerca de 440 quilómetros.
Os trinta e um automóveis clássicos reunidos para este passeio enfrentaram a intempérie que se abateu sobre o evento nas etapas que ligaram Castelo Branco à Guarda e a cidade mais alta a Coimbra. Abandonada a vertente competitiva em estrada, o Circuito das Beiras serviu aos participantes um “quizz” diário de conhecimento e observação e, ainda, um desafio para todos se vestirem a rigor com roupa da época do seu veículo.
O conjunto de automóveis incluía verdadeiras preciosidades como o Darracq 12 HP Open Tourer de 1921 ou o Berliet de 1926, ambos vindos expressamente para esta edição do evento do Clube Escape Livre: o primeiro saído do Museu do Caramulo, o segundo do Museu de la Historia de la Automacion de Salamanca.
Por outro lado, Pedro Villas-Boas, nome grande do desporto automóvel nacional, e que o Clube Escape Livre aproveitou para homenagear, esteve presente com um fantástico MGA TC, encabeçando uma longa lista de modelos da marca britânica. Representadas, também, a Ford, a Studebaker, a Hotchkiss, a Wolseley e as mais contemporâneas Mercedes, Citröen, Fiat, Renault e Datsun, juntando-se um exemplar imaculado de um Triumph Dolomite Sprint e o Sunbeam Alpine vindo, também ele, do Museu de Salamanca.
Contas feitas após três dias de intensa atividade, a vitória foi partilhada por Tiago Patrício Gouveia/Tiago Branco no espetacular Darracq de 1902 e por Manuel Simões/Graça Simões no bonito Citröen 11 BL. Obtiveram a maior pontuação entre as equipas participantes, destacando-se a dupla do Citröen pelo facto de terem envergado, durante os três dias, roupa da época do carro nascido em 1947. O terceiro classificado foi João Teixeira num MGB, seguido de António Dionísio (MG TF) em igualdade com José Manuel Pinto. O Top 5 foi fechado com o belíssimo Austin Healey 3000 de António Mota.
Nas diversas classes, o Darracq de Tiago Patrício Gouveia foi o melhor na Classe A (até 1904), Luís Lavin (Ford A) ganhou na Classe C (1919 a 1930) e António Fernandes Ribeiro (Wolesley 10/40) foi o melhor na Classe D (1931 a 1945). O Citröen 11 BL de Manuel Simões venceu na classe E (1946 a 1960), enquanto Luís da Cunha Matos (MGB) levou de vencida a Classe F (1961 a 1970). A Classe G foi a mais concorrida e a vitória acabou por ir para o MGB de João Teixeira.
Todos os participantes receberam o Troféu SPAL alusivo ao evento e foram ainda presenteados com o magnífico livro de José Barros Rodrigues, “O Circuito das Beiras e o Espírito Visionário de José Caetano Tavares de Melo”, lançado precisamente no arranque desta edição e que já se encontra disponível nas livrarias.
Finalmente, o Troféu da Junta de Freguesia do Casteleiro (onde nasceu José Caetano Tavares de Melo), criado para eleger o automóvel mais bonito do evento, foi entregue, por votação de todos os participantes, ao Darracq 12 HP Open Tourer de Tiago Patrício Gouveia e do Museu do Caramulo. Uma belíssima peça artística que embelezará a vitrina de troféus do museu.
Fonte: Clube Escape Livre, conforme Newsletter 76 | 2023 do Jornal dos Clássicos
Pré-Evento
https://www.youtube.com/watch?v=ie8fFvScnS4
Pós-Evento