Termas Centro Classic Cars

1 a 3 Abril 2022
Clube Escape Livre
Nacional

A 3ª edição da iniciativa “Termas Centro Classic Cars” iniciou-se onde a 2ª terminou, ou seja, em São Pedro do Sul e precisamente no Grande Hotel das Thermas onde os participantes, em número crescente, se alojaram.

A visita ao Balneário Romano construído nos primeiros anos da era cristã, revelou que tem uma história de mais de dois mil anos e que por ele passam os testemunhos mais antigos do uso das águas termais em Portugal.

Assim, em 1152, D. Afonso Henriques, concedeu o 1º Foral à Vila do Banho, equiparando-a a concelho, e mal ele sabia que, em 1169, lá iria recuperar de uma fratura na perna sofrida na batalha de Badajoz. Depois, nos primeiros anos do século XVI, o Rei D. Manuel I decidiu edificar o Hospital Real das Caldas de Lafões e conceder, em 1515, um novo foral à Vila do Banho, aumentando as suas competências e importância. Em 1884, a Câmara Municipal local decidiu substituir o já tricentenário hospital por uma moderna instalação que, em 1894, acolheria a Rainha D. Amélia que ali ia a banhos pela primeira vez. E foi tal a satisfação com os resultados que, um ano depois, um Decreto Real determinava que as Caldas de Lafões passassem a chamar-se Caldas da Rainha D. Amélia, designação esta que só passaria para Termas de S. Pedro do Sul com a implantação da República, em 1910. Foi ainda, em 1987, que se inaugurou um novo balneário, o Centro Termal, e se procedeu à modernização do existente Balneário Rainha D. Amélia.

Quanto ao fim-de-semana, foi na radiosa manhã de sábado que a caravana automóvel circulou pelo Maciço da Gralheira composto pelas serras da Freita, Arada, São Macário e Arestal que os rios Douro, Paiva e Vouga circundam. O percurso, em altitude acima dos 1.000 metros, utilizou as Rotas da Água e da Pedra destas Montanhas Mágicas, pintadas de amarelo e rosa devido à floração do tojo e da urze, e dos Geossítios com paragem no Portal do Inferno e Garra. Um excelente traçado para os amantes do desporto da natureza e ar livre.

O Palace Hotel Astúrias & Spa, nas Termas do Carvalhal, serviu o almoço. Alcafache promoveu uma visita guiada às suas instalações, bem como as Caldas da Felgueira depois de um lanche junto à piscina.

No domingo, a caminho das Termas da Cúria, a Anta da Arca, em Oliveira de Frades, constituiu-se como ponto de paragem para um brunch retemperador antes do almoço servido nas instalações do antigo Casino. No final da refeição que teve a presença do Vice-Presidente da C.M. de Anadia, Eng.º Jorge Sampaio, e do Coordenador das Termas do Centro, Dr. Adriano Ramos, Luís Celínio Antunes, Presidente do Clube Escape Livre destacou, de entre outros, o M.G. Clube de Portugal entregando à sua Presidente Isabel Tinoco um troféu SPAL alusivo a esta edição e recebeu, com surpresa, uma lembrança alusiva aos 20 anos da Amizade que liga estes dois Clubes. O evento encerrou com a entrega de troféus SPAL a todos os participantes.