Membro da FIVA e com mais de 60 anos de experiência em veículos clássicos, o Museu do Caramulo, através da Fundação Abel e João de Lacerda, é uma entidade oficialmente reconhecida pelo Despacho n.º 10 298/2001, de 17/05 da DGV para Certificar Viaturas de Interesse Histórico.
Em dezembro de 2020, o MGCP – MG Clube de Portugal estabeleceu com o MC – Museu do Caramulo um protocolo de cooperação destinado a isentar da obrigatoriedade de IPO – Inspeção Periódica Obrigatória, todas as viaturas com idade superior a 30 anos aprovadas nas vistorias efetuadas pela Comissão Técnica do MC, em conformidade com o Decreto-Lei Nº 144/2017.
Este Decreto–Lei alargou o conceito de “VIH - Veículo de Interesse Histórico” aos veículos que cumprirem, cumulativamente, os seguintes três requisitos:
- Ter sido fabricado ou matriculado pela primeira vez há pelo menos 30 anos;
- O seu modelo específico, tal como definido na legislação UE ou Nacional, já não ser fabricado;
- Ser objeto de conservação histórica e manter-se no seu estado original e as características técnicas dos seus componentes principais não terem sofrido alterações significativas.
Assim, aqui ficam os intervalos de validade das inspeções e os preços de acordo com o tipo, antiguidade e necessidade:
ANTIGUIDADE |
VALIDADE |
AUTOMÓVEIS |
MOTOS |
Veículos produzidos até 1918 |
10 Anos |
Certificação: 65€ |
Certificação: 50€ |
Veículos produzidos de 1919 até 1945 |
8 Anos | ||
Veículos produzidos de 1946 até 1959 |
6 Anos |
||
Veículos produzidos após 1960 |
4 Anos | ||
Veículos com menos de 30 anos (Futuros Clássicos) |
4 Anos |
Certificação: 65€ |
Placa de Certificação: Tem um custo de 25.00€ com portes e as dimensões de 85 mm x 55 mm.
Re-emissão de Certificado: Em caso de extravio, a re-emissão de certificado com a data da última inspeção tem um custo de 10€.
O MGCP será sempre o interlocutor válido para esclarecimentos, envio de documentos, pagamentos, reclamações e outros.
OUTRAS VANTAGENS
- O Certificado pode também ser utilizado para atestar a qualidade de conservação e originalidade, enquanto Viatura de Interesse Histórico, para reconhecer a mesma como Clássico ou Futuro Clássico, nomeadamente junto das seguradoras em caso de conflito.
- De acordo com a implementação e regulamentação das ZER - Zona de Emissões Reduzidas, de entre os veículos excecionados incluem-se os veículos históricos, certificados como tal.
PONTOS A VERIFICAR NAS CERTIFICAÇÕES
- Carroçaria
- Não deverá ter alterações. Deverá estar bem cuidada, sem pontos de ferrugem nem amolgadelas. A pintura, os cromados, as borrachas e os vidros deverão estar em bom estado, sem riscos e de cor uniforme
- Capota
- Nos veículos transformáveis, as capotas deverão estar perfeitamente funcionais e sem apresentar rasgões ou qualquer outro tipo de deterioração
- Estofos
- Os estofos e interiores forrados, deverão estar em bom estado de conservação, sem rasgões e de materiais de acordo com o modelo
- Instrumentos
- Os instrumentos deverão ser originais, em bom estado de funcionamento e de conservação (limpeza interior)
- Limpa Vidros
- Todo o sistema deverá estar em perfeito estado de funcionamento e as escovas com capacidade de remoção da água do vidro
- Iluminação
- Os faróis e farolins deverão ser da época do veículo, de marca adequada, em perfeito estado de funcionamento e iguais entre si quando em pares. No caso dos veículos mais antigos, poderão ser montados “piscas” suplementares, desde que não danificando a estrutura do veiculo
- Chassis
- O chassis deverá apresentar-se limpo e estar bem conservado
- Suspensão
- O sistema de suspensão deverá funcionar corretamente e ser original
- Rodados
- Poderão ser montadas jantes especiais, desde que sejam de época. (Ex. Jantes Minilite). As jantes deverão estar em boas condições, com os respetivos tampões, quando for o caso, os pneus deverão ser de acordo com a medida dos documentos e deverão ser iguais entre si, em termos de medida e marca
- Direção
- O volante deverá ser o original ou extra de época e não poderão existir folgas
- Travões
- Os travões deverão estar em perfeito estado de funcionamento e eficiência
- Motor
- O motor deverá estar em boas condições, limpo, sem fugas de óleo, sem ruídos excessivos e sem emissões de fumo exageradas
- Sistema de Combustível
- O sistema de combustível deverá ser o original
- Transmissão
- A transmissão deverá apresentar-se limpa, lubrificada e bem conservada
- Sistema Elétrico
- O sistema elétrico deverá ser o original
- Diversos
- Todos os extras inseridos na viatura, como sejam rádios, faróis suplementares, antenas, etc., deverão ser de época
Em caso de dúvida sobre as condições do Veículo a certificar, poderão ser solicitados elementos adicionais.