A Historia do Octógono da MG

logos

Cecil Kimber, depois de nomeado Diretor-Geral das Morris Garages em 1922, teve a ideia de dar início à fabricação de modelos com carroçarias desportivas utilizando os chassis Morris.  Foi em Março de 1924 que na publicação “The Morris Observer” surgia pela primeira vez um anúncio ao “M.G.Saloon” e dois meses mais tarde surgia o Octógono num anúncio, agora ao “MG Super Sports Morris”. Foi a partir de então que se começou a associar MG com “Morris Garages” situação que acabou por ser oficializada em 1929.

Determinado em fazer valer que um MG era algo mais do que um Morris embelezado, Kimber polvilhou estes modelos com motivos octogonais, como foi o caso dos mostradores ovais que passaram a octogonais.

Nascia a magia do octógono que começou a espalhar-se sobre gerações de verdadeiros entusiastas do automobilismo, associando-se aos êxitos da marca.

O emblema octogonal ganhou fama mundial a partir da primeira vitória internacional de um MG na Argentina, nos anos vinte. O carro vencedor era um MG 14/40 de quatro lugares que, conduzido por Alberto Sanchiz Cires, conseguiu uma velocidade média de 62 mph.

Rapidamente o emblema octogonal se tornou numa marca de prestígio e a companhia teve a ideia de o aplicar, de uma forma engenhosa, a todos os componentes que se prestassem a esse efeito. Os fãs aderiram a este espírito e ainda hoje em dia assinam as cartas com:

“Saudações Octogonais”.

MG ROVER PORTUGAL
Relações Públicas
Abril 2004