Cecil Kimber, um Homem com uma Visão

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Cecil Kimber nasceu em 12 de Abril de 1888, seis anos antes do nascimento da indústria automóvel britânica e, embora tenham crescido lado a lado, só mais tarde os seus caminhos se viriam a cruzar.

Sem uma educação formal em engenharia, Cecil Kimber desde cedo mostrou uma aptidão para a mecânica. A sua primeira mota, uma Rex 33 de 1906, comprada em segunda mão, foi totalmente desmontada e reconstruída de novo. Começava aqui a desenvolver-se a sua ideia de modificar os modelos originais, vendendo-os a seguir.

Foram também as motos que trouxeram Cecil Kimber para o mundo dos automóveis. De facto, foi com o dinheiro da indemnização de um grave acidente de mota que o jovem Kimber comprou o seu primeiro carro, um Singer 10 de 1912.

Em 1921 Cecil Kimber iniciou o seu trabalho na Morris Garages, propriedade de William Morris, mais tarde Lord Nuffield, um dos maiores ícones da indústria automóvel do seu tempo.

Começando com uma oficina de bicicletas na casa da sua mãe, William Morris rapidamente passou a vender automóveis e, em 1910, fundou a Morris Garages em Oxford onde, três anos mais tarde construiu o seu primeiro carro.

A filosofia de Morris baseava-se na construção de automóveis através da montagem dos seus vários componentes comprados a outros fornecedores, permitindo-lhe assim oferecer modelos a preços extremamente competitivos.

Era esta também a filosofia de Cecil Kimber, que avançou na criação de versões desportivas de modelos standard, dando assim origem, ao longo dos primeiros três anos 1921 a 1924, à marca MG.

Iniciou-se então um período frenético de desenvolvimento de modelos para competição em paralelo com modelos standard que terminou em 1939 com o início da 2ª Guerra Mundial.

Cecil Kimber ordenou a paragem da produção em Abingdon e foi o MG nº 22.500, o último carro que ele viu ser produzido.

Abingdon passaria a produzir equipamento militar e Cecil Kimber viria a morrer num acidente de comboio em 1945, nove semanas antes do seu 75º aniversário.

Felizmente que a marca que ele imaginou continuaria viva.


MG ROVER PORTUGAL
Relações Públicas
Abril 2004