Salão Motorclássico 2025

21 a 23 Fevereiro 2025
Cordoaria Nacional, Lisboa
Nacional

Quando, em 2008, o MGCP se filiou no MGCC-UK por incentivo do Sócio Nº 12 / Victor Rodrigues logo começou a ser contactado por Registers de alguns modelos MG, muito especialmente pelo do MGA. Este Register com mais de 6.500 unidades espalhadas pelo mundo, centraliza a informação que consegue obter sobre as especificações e propriedades de todos os modelos MGA sobreviventes, com particular interesse nas versões De Luxe e Twin Cam.

Foi assim que, com a ajuda dos registos de importação A. M. Almeida, conseguimos acrescentar informação, identificar e contactar alguns dos poucos proprietários atuais. Estamos a falar dos 12 MGA Twin Cam entrados em Portugal nos anos 1958 e 1959, sendo que o 1º e o 2º destinaram-se a José Lampreia e a António Peixinho, respetivamente. O 12º acabou nas mãos do Sr. Mário Melo que teve a gentileza de no-lo emprestar para o exibirmos na 3ª edição do MOTORCLÁSSICO na Cordoaria Nacional, em Lisboa. E exibir parece-nos o termo mais adequado porque com o seu motor de Dupla Árvore de Cames à Cabeça, uma para as válvulas de admissão e a outra para as de escape, cativou atenções e satisfez curiosidades.

A produção do MGA considerado como – FUN TO DRIVE, PLEASING TO THE EYE, A ROMANTIC’S RACE CAR – foi um estrondoso sucesso comercial durante os seus 7 anos de produção apenas ensombrado pelo MGA Twin Cam que foi um fracasso comercial com apenas 2.111 unidades produzidas (1788 roadsters + 323 coupés) e de que Abingdon não se orgulhava.

Mesmo na competição levou tempo a afirmar-se e outros para além de António Peixinho o terão definido como: “Um MGA muito especial cujo motor só funcionava com velas especiais, consumia gasolina de avião e partia às 6.900rpm”.

No entanto, hoje ele tem o seu lugar na história da Marca MG e é um Clássico muito desejado.

No Salão muitas comemorações produziram exposições como as relativas aos:

  • 70 Anos da Alpine, do Citroen DS e do Fiat 600
  • 50 Anos do Protótipo do Portaro

E ainda destacamos:

  • A celebração dos 40 anos da 1ª vitória de Ayrton Senna na F1 
  • Uma exposição dedicada à 2ª Guerra Mundial  
  • Os Motor Talks orientados por Adelino Dinis
  • O lançamento do livro “IPA – Os Automóveis de Porto de Mós” pelo Eng.º Barros Rodrigues
  • A visita de Emerson Fittipaldi que viera cuidar da exposição “The Fittipaldi Collection”, agora patente no Museu do Caramulo