Termas Centro Classic Cars

18 a 20 Setembro 2020
Clube Escape Livre
Nacional

Sabia-se da aproximação da tempestade subtropical “Alpha” mas, a garantia de boa programação e acolhimento que este Clube sempre coloca nas suas organizações, era muito desafiante.

Não tendo havido qualquer desistência, 29 equipas portuguesas e espanholas marcaram presença, talvez não com os Clássicos de caixa transformável por mais vulneráveis à intempérie, mas com outros igualmente desportivos e interessantes de recordar. A MG não faltou.

Assim, inseridos no ciclo de animação “Viva Termas Centro” e numa parceria estabelecida entre a rede de Termas Centro e o Clube Escape Livre, os participantes foram convidados a descobrir ou a redescobrir as estâncias termais do Cró, Fonte Santa, Monfortinho e Unhais da Serra, acrescentando-se-lhes paragens e visitas às fortificações raianas de Sabugal, Almeida, Penamacor e Sortelha. Se para umas a sua história recua ao séc. XVIII para os outros remonta ao séc. XII.

Felizmente a tormenta abreviou-se e pode-se desfrutar tranquilamente de um percurso feito através da Reserva Natural da Serra da Malcata, sob a orientação de Rui Ramos a quem no final se agradeceu essa disponibilidade. Esta floresta mediterrânia com matagal e a presença de carvalhos, medronheiros, azinheiras e pinheiros-bravos, a que, de onde em onde, se associavam os castanheiros cheios de ouriços, constitui o habitat natural do lince ibérico.

Outra surpresa foi a visita ao Museu “Vilar Formoso Fronteira da Paz, Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes” que, inaugurado em agosto de 2017, está instalado num dos armazéns junto da estação ferroviária e que, apresentando seis núcleos expositivos: “Gente como nós”, “Início do pesadelo”, “A viagem”, “Vilar Formoso - Fronteira da Paz”, “Por terras de Portugal” e a “Partida”, merece visita atenta e demorada. 

Fica a filmagem da Localvisão e o agradecimento à News Motor Sports pela reportagem fotográfica.