167ª CONCENTRAÇÃO MGCP
21 JULHO - ERMIDA de N. Sra. do SOCORRO

Como é sabido, a Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras é um produto cultural e turístico que convida o visitante a descobrir este património único na história da Europa, através de seis trilhos ou circuitos distintos, que se distribuem por um território entre o rio Tejo e o Oceano Atlântico e que pode ser visitado sob diferentes perspetivas. Nós escolhemos a Serra do Socorro porque calculávamos que fosse uma novidade para a maioria dos participantes.

Para o efeito usámos a saída nº 6 da A8 e reunimo-nos na vila de São Sebastião. Subindo a colina chegámos à Ermida de N. Sra. do Socorro, que remonta ao século XVI e tem uma deslumbrante vista panorâmica de 360°. Nela se encontra um dos seis Centros de Interpretação que contextualizam o visitante para o período histórico da Guerra Peninsular.

Como plano de defesa, Wellington estabeleceu uma área fortificada na Extremadura, que garantiria, ao exército anglo-português, o controlo do acesso à cidade de Lisboa e ao rio Tejo e providenciaria pontos de embarque para o exército Britânico caso sofressem um revés. O plano foi constantemente melhorado à medida que a construção foi avançando, aproveitando os atrasos das tropas francesas.

Para melhorar a eficiência da força de defesa, foi instalado um sistema de comunicação ótica que compreendia dez estações de sinalização. Utilizando telégrafos visuais, uma mensagem poderia ser enviada do quartel-general de Wellington, em Pêro Negro, para os vários pontos das Linhas em apenas sete minutos. Não sendo fortificada, a Serra do Socorro foi determinante porque o seu telégrafo assegurava a comunicação entre a 1ª e a 2ª linhas de defesa.

Após a visita às instalações da Ermida e aos seus anexos, tivemos de descer e registar quem seria mais rápido a fazê-lo. A partir da base da serra seguimos em direção a Mafra ao longo dos limites da sua Tapada.

No final do almoço, no restaurante Adega do Convento, os troféus foram atribuídos aos quatro primeiros classificados.

Classificações:

DESCIDA da SERRA do SOCORRO (classe única)

Class.
Sócio

Modelo MG 

Luís Antunes

BGT

J. Machado Pinto

Midget

J. Silva Carvalho

F

Joaquim Cardoso

B

Daniel Rabiais

B

João Pimentel

B

 

Armando Féria
 
 
Não participaram

 

Eduardo Silvestre

 

J. Gouveia Fonseca

 

J. Preces Diniz

 

Manuel Veríssimo

 

Nuno Gonçalves

 

Robert Gozal

 

Rui Silva
Usou outra viatura não MG

 

Isabel Tinoco
Organização


Ver Galeria