166ª CONCENTRAÇÃO DO MGCP
9 MARÇO - ESTORIL

Pela terceira vez consecutiva associou-se uma Concentração MGCP com um ato eleitoral.

As atividades iniciaram-se com uma visita guiada ao “Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria”, no Monte Estoril.

Tudo começou quando, em 1918, Jorge O'Neil ordenou a construção da Torre de S. Patrício, conforme projeto de Raul Lino e decorou o seu interior com gesso pintado, janelas de vidro e azulejos do século XVIII.

Por volta de 1942, Enrique Mantero Belard comprou a Torre de S. Patrício, fazendo algumas alterações na casa e no jardim. A sua esposa, Gertrudes Verdades de Faria, amante da arte, promoveu encontros sociais e noites culturais e realizou um importante trabalho de apoio e incentivo aos profissionais do mundo artístico.

Após a sua morte, o marido deixou a propriedade à C.M.C. - Câmara Municipal de Cascais para a construção da Casa-Museu Verdades de Faria que surge, em 1987, como Museu da Música Regional Portuguesa depois da aquisição de coleções de instrumentos musicais, objetos etnográficos populares portugueses e a biblioteca especializada do etnomusicólogo Michel Giacometti que, assim, lhe acrescentou o Centro de Documentação dos Museus.

Em 1994, no seu testamento, o compositor Fernando Lopes Graça, deixou à C.M.C. todo o seu património que uma vez incorporado no local deu lugar ao atual Museu da Música Portuguesa.

A união das propriedades destas duas figuras determinou a vocação do museu, cuja missão e propósito é a preservação, conservação, estudo, divulgação e promoção do Património Musical Português.

Depois desta interessante visita os participantes partiram para um Rally Paper que acabaria no Parque Urbano da Ribeira dos Mochos onde almoçaram.

No fim da refeição os prémios foram entregues aos três primeiros classificados pelas mãos de Mª Inês Castelo Branco que nos honrou com a sua presença após a perda do seu pai e nosso Sócio.

Classificações:

RALLY-PAPER (Classe única)
Class.
Sócios 
Pontos 
Respostas  
Penal.
Tempo
Pontos
Sylvia e Luís Mirpuri
1.700
   900
800
J. Gouveia Fonseca
   800
   600
200
Luís Antunes
1.700
1.600
100
Armando Féria
   500
   400
100
 
Descl. 
Excesso 
de tempo
Alberto Vale Rêgo
J. Preces Diniz
L. Cunha Matos
------------------------
Erro 
de percurso
J. Gil
J. Pimentel
J. Machado Pinto
------------------------


Ver Galeria