144ª CONCENTRAÇÃO MGCP
03 NOVEMBRO 2012 - CASA DE SABICOS

Depois de no ano anterior ter sido um Passeio, este ano tornou-se Concentração e repetiu-se graças ao agrado que deixou nos sócios que a visitaram. Afável anfitrião, boa comida e melhor bebida, foram os ingredientes determinantes para um retorno.

A Casa de Sabicos localiza-se nas Aldeias de Montoito, a 37 Km de Évora e é propriedade do conceituado enólogo Eng.º Joaquim Madeira, com mais de 30 anos de experiência no acompanhamento das vinhas, e da sua mulher Graça Ramalho, que é a autora das aguarelas dos rótulos das garrafas dos vinhos que produzem.

Nesta deslocação fez-se a visita guiada à adega, uma prova técnica de 5 vinhos e uma prova enogastronómica. Nesta última houve uma harmonização de 6 entradas com o vinho rosé “Graça Santana Ramalho 2010”, da sopa de cação com o vinho branco “Joaquim Madeira 2007” e do pernil de porco preto com o vinho “Casa de Sabicos Reserva Tinto 2007”.

Um dos ex-libris desta casa agrícola é o tinto “Avó Sabica”, que aconteceu pela primeira vez em 2004, a partir das castas Trincadeira, Aragonês, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet. Como nota de prova dizem que “tem um excelente nariz, muito profundo e complexo, misturando notas de ameixa preta, alcatrão, cacau, erva seca, sugestões balsâmicas e de especiarias. Muito encorpado na boca, rico e cremoso, é bem maduro mas nada doce, sobressaindo o carácter austero e firme. O álcool 15% está muito bem disfarçado nos taninos poderosos e na bela acidez que lhe confere frescura. Final longo, sedoso a cacau amargo. Um tinto impressionante, que respira personalidade.”

Esta produção pretende ser uma justa e merecida homenagem destes bisnetos. Foi ela que, detentora de uma considerável área vitícola e uma adega tradicional herdada dos seus antepassados, cultivou nos seus filhos e netos o prazer de fazer e beber bons vinhos. Em meados do século XIX, ela e os seus oito filhos produziam vinhos individualmente e a D. Sabica promovia um concurso que elegia entre eles o melhor vinho da família.

Aproveitou-se a tranquilidade da estrada alentejana para fazer uma Prova de Regularidade:

Prova de Regularidade

Classificação

Nome sócio

Modelo MG

Sara Dias

TF 160

Joaquim Diniz

ZTT

João Pimentel

B

Armando Féria

B GT

Ver imagens da concentração