Passeio a Vila Franca de Xira
24 A 27 MAIO


Foi, mais uma vez, com muito agrado que os sócios do MGCP visitaram este Salão de Clássicos que Hipólito Cabaço continua a comissionar com muito sucesso. Antes de o fazermos tivemos a oportunidade de visitar, com satisfação e interesse geral, duas áreas museológicas da CIMPOR, em Alhandra.

O almoço, mais uma vez bem servido pelo Lezíria Parque Hotel, proporcionou um bom ambiente para o convívio, a troca de lembranças e um festivo encerramento do evento. O MGCP surpreendeu o Sócio Hipólito Cabaço com um livro, de edição Hofmann homemade e exclusiva, que lhe recordará todas as contribuições, mediações e sugestões que deu para as Concentrações do Clube, a par de um apontamento por cada um dos 6 Salões já realizados. Ficam os agradecimentos a Adélia Maria e Anabela Fernandes por terem colaborado nesta atividade que exigiu dissimulação e sigilo.

Também não duvidamos de que houve outra mulher a ajudar Hipólito Cabaço a atingir o objetivo deste Salão. Referimo-nos à Sra. Dra. Silvana Bessone, Diretora do MNC - Museu Nacional dos Coches, que esteve presente e muito interventiva na inauguração do Salão.

Muitos mais foram os contributos de Clubes e Particulares. Exemplificando e naquilo que à marca MG diz respeito, lá encontrámos um modelo YA e um Midget TA pertencentes, respetivamente, aos Sócios Joaquim Lima e Victor Gonzalez.

No centro do Salão, em proximidade às carruagens cedidas pelo MNC, encontrava-se um Carro de Caça, cuja data de fabrico remonta ao primeiro quartel do séc. XX, e uma carruagem Roof Seat Break, que é a cópia fiel de uma viatura Americana construída em Nova York, em 1890, pela Brewster & Co. Ambas têm sido distinguidas nos concursos de “Atrelagem de Tradição” que se realizam por toda a Europa e muito especialmente em Sevilha que, desde há três anos para cá, é considerada a Capital Mundial da Atrelagem.

Transcrevemos, na íntegra, a nota que a C.M. de Vila Franca de Xira distribuiu pelos visitantes e que resume e explica esta 7ª edição.

“Já vamos no 7º Salão. Este evento pretende modestamente ser gerador de cultura e desenvolvimento económico.
É com agrado que mais uma vez lhe apresentamos uma exposição com o intuito, este ano, de ilustrar a evolução dos carros puxados por cavalos para os primeiros carros a motor.
Neste contexto, vamos apresentar duas carruagens cedidas pelo Museu Nacional dos Coches e duas por um conterrâneo que remontam ao início deste período.
Nesta perspetiva os automóveis que foram gentilmente cedidos pelos seus proprietários são da Classe A- Pioneiros até à Classe E- Pós-Guerra.
Tal como no ano passado comemorámos os 70 anos da Ferrari, marca que consegue manter-se no imaginário de milhões de pessoas como carro de excelência, este ano vamos comemorar os 80 anos da Volkswagen, o “carro do povo”, sendo este fruto da determinação de Ferdinand Porsche.
Foi preciso esperar por 1945, pelo fim da 2ª Guerra Mundial, para que o Volkswagen Käfer fosse construído. Nunca houve um automóvel como o “Carocha”, aquele que deu nome a uma das melhores sucedidas marcas de automóveis. Insubstituível, original, único, não faltando adjetivos para descrever este mito sobre rodas. Também vão estar presentes dois “Pão de Forma”, modelo lembrado como um dos ícones do movimento Hippie.
Neste evento, estão representados um conjunto de automóveis excelentes pela sua raridade e estado de conservação. Estes veículos antigos e clássicos são únicos pela cultura e história que retratam.
Está também exposto um conjunto simbólico de Lambrettas. Este veículo de baixo custo de produção e manutenção foi originalmente produzido em Itália, na cidade de Lambrette. Apesar da popularidade que esta mota gerou pelo mundo todo, a sua produção foi terminada em 1973.
O que é o Cucciolo? É um motor de origem italiana que era montado em bicicletas “normais”. Perante as dificuldades vividas após a 2ª Guerra Mundial, uma das soluções encontradas para o transporte individual foi este processo de montagem de motores em bicicletas, e no contexto português, esta era uma forma fácil de adquirir um veículo motorizado.
Neste salão de automóveis e motociclos clássicos, serão também implementadas atividades direcionadas ao público escolar, cujo objetivo é gerar interesse pela temática do culto automóvel. Está ainda disponível literatura, miniaturas, e peças automóveis para venda.”

 

Seja bem-vindo!
Hipólito Cabaço
Comissário

Ver Galeria